Teleatendimento 190 Ronda já recebeu quase 8 mil ligações nos quatro primeiros meses de 2024
Balanço dos quatro primeiros meses do ano, divulgado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), revela que a perturbação do sossego segue liderando os registros de chamadas no Teleatendimento 190 Ronda. Foram 8.103 ligações recebidas pelo serviço do Governo de Alagoas de janeiro a abril deste ano.
Em segundo lugar estão os trotes, que somam 3.021 ligações. Já as chamadas que denunciam violência contra a mulher vêm logo em seguida, com 1.673 ligações, e roubo e furto ocupa a quarta colocação no ranking das ocorrências mais frequentes, com 649 reclamações. No total, no período, os atendentes do Ronda no Bairro receberam 56.445 ligações.
“Os números desses quatro meses mostram que começamos 2024 como se encerrou o ano passado, com as mesmas ocorrências liderando as chamadas no nosso Teleatendimento. Do total de chamadas, 14,35% são de perturbação do sossego; 5,35% ainda com os famigerados trotes e, infelizmente, ainda temos um número alto de violência contra a mulher, com 2,96% dos casos. Essas três ocorrências também predominaram no relatório anterior, referente a 2023”, lamentou Célia Carvalho, coordenadora do Teleatendimento, reforçando a necessidade e o trabalho diário feito pelos atendentes de orientar as pessoas a não ocupar as linhas telefônicas com trotes.
“Ainda temos muita criança, adolescentes e idosos que infelizmente ligam para fazer trotes. No caso dos idosos, alguns procuram o serviço por se sentirem sozinhos. De toda forma, o Ronda no Bairro segue fazendo apelo para a sociedade que só ligue para o 190 somente se houver necessidade, evitem ocupar as linhas do serviço para que a gente não perca tempo e deixe de atender a quem realmente necessita”, destacou Célia.
Funcionamento
O Teleatendimento 190 Ronda funciona 24h, de domingo a domingo, em turno de 8h para cada grupo de atendentes. O serviço do Governo do Estado é considerado a porta de entrada do Sistema de Segurança Pública de Alagoas.