Furto de trilho ferroviário e falso sequestro em AL: esquema movimentaria milhões de reais

 

A prisão em flagrante do motorista de uma carreta evitou um prejuízo milionário para um consórcio de empresas e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão federal vinculado ao Ministério dos Transportes. A ação da Polícia Civil na quarta-feira (15), desmantelou o esquema de furto de trilho ferroviário na zona rural de Porto Real do Colégio, no interior de Alagoas.

O delegado Sidney Tenório afirmou que uma movimentação suspeita durante a madrugada do dia anterior levantou suspeitas de policiais que estavam em outra operação na região da cidade.

“A Carreta estava parada desde a madrugada de terça para quarta-feira em uma região bem inóspita às margens da BR 101. A informação era de que cerca de 10 homens estavam naquela localidade. Levantamos um drone e percebemos essa movimentação, vários trilhos sendo retirados, colocados em cima dessa carreta de forma furtiva, o que chamou a atenção”.

Quando a polícia iniciou a operação, o grupo de aproximadamente dez pessoas fugiu. Um deles era o motorista da carreta, que foi flagrado por imagens de drone.

“Fomos até a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Lá, fomos surpreendidos com a chegada do motorista para dizer que havia sido sequestrado. Só que já tínhamos imagens que mostravam que ele estava participando da retirada. Terminou que ele recebeu voz de prisão. Confessou que havia sido contratado em Recife para vir buscar essa carga de trilho em Porto Real do Colégio, onde contou com ajuda desse grupo de 10 homens. Hoje pela manhã fizemos contato com a empresa Transnordestina, que é um consórcio, e nos informou que os trilhos são do DNIT e esse material seria levado para São Paulo, onde deveria ser vendido para alguma siderurgia. A empresa informou que cada km de trilho desse custa cerca de R$ 1,2 milhão e, quando é roubada, ela tem que indenizar o DNIT em cerca de R$ 5 milhões. Eles já haviam retirado quatro km de trilho. Seria um prejuízo milionário para a empresa e conseguimos evitar”.

De acordo com informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o projeto da ferrovia da Transnordestina prevê a construção de 1.753km de ferrovias nos estados de Pernambuco, Ceará e Piauí, além da recuperação de 585 km do trecho que liga Cabo (PE) a Porto Real do Colégio (AL).

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