Deputado Federal Daniel Barbosa destinou uma emenda milionária
O deputado federal Daniel Barbosa destinou uma emenda parlamentar no valor de R$1 milhão para o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, localizado no município de Arapiraca. Essa iniciativa visa fortalecer os serviços de saúde na região, beneficiando diretamente milhares de cidadãos do Agreste e Sertão.
Renovação de contrato
Além do aporte financeiro do deputado, o município de Arapiraca renovou o contrato com o hospital, garantindo um adicional mensal de R$3,6 milhões para o atendimento à população. Essa renovação representa um passo significativo no sentido de assegurar recursos estáveis e adequados para a manutenção e melhoria dos serviços de saúde oferecidos pela instituição.
Assistência médica
O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho desempenha um papel fundamental na prestação de assistência médica à população dos 48 municípios que compõem a 2ª Macrorregião de saúde, tendo Arapiraca como sua referência central. Com uma média de 11 mil atendimentos mensais, a instituição se destaca como um pilar essencial na promoção do bem-estar e na garantia do acesso à saúde para a comunidade local e circunvizinha.
Possível escravidão
O Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL) está investigando um caso denunciado por 11 trabalhadores, que são moradores do município de Penedo, e que estão trabalhando em situação análoga à escravidão em uma fazenda no interior do Estado do Espírito Santo.
Denúncia grave
A denúncia foi realizada por meio de um vídeo que circula nas redes sociais onde mostra uma mulher relatando sobre as situações em que eles se encontram desde que chegaram no local para realizar a colheita de café e não aconteceu nada do que esperavam.
Diversas ameaças
No vídeo, a cozinheira relata que o dono da fazenda está ameaçando a todos, caso eles tentem ir embora, e que o proprietário irá atrás deles com a polícia, já que possui a documentação dos trabalhadores.
“O dono da fazenda está ameaçando a gente, falando que se a gente quiser ir embora, podemos ir, mas ele está com a nossa documentação e que a qualquer momento ele vai atrás com a polícia para prender qualquer um que sair daqui.”, relatou a mulher.
Violência em Arapiraca
Na noite da última segunda-feira (13), foi executado com tiros na nuca, a queima roupa dentro de uma clínica de fisioterapia em Arapiraca, o empresário Isaías Vieira da Silva, de 36 anos. De acordo com informações divulgadas ontem, a vítima acumulava duas passagens pela polícia, a primeira em 2014, por suposto tráfico de drogas; a segunda este ano, por porte ilegal de arma de fogo.
Tentativa de homicídio
Ainda de acordo com informações, um mês antes de ser assassinado, o empresário foi emboscado em uma rua no bairro Baixão, em Arapiraca. Enquanto caminhava com a namorada quando um carro vermelho de placa não anotada, o abordou e os integrantes do veículo atiraram. Foi atingido na perna e sobreviveu.
Campanha de vacinação
A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2024, iniciada no dia 25 de março, será concluída no dia 31 deste mês. Faltando 18 dias para o encerramento da ação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização contra a doença. No primeiro quadrimestre deste ano, o número de casos registrados em Alagoas já ultrapassou o de notificações em todo o ano passado.
Casos confirmados
De acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SINAN/SIM/MS), no período de janeiro a abril do ano passado foram computados 41 casos e quatro óbitos; no mesmo período deste ano já são 143 casos e sete mortes. Em todo o ano passado foram confirmados 79 casos da doença e 15 óbitos.
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) está com inscrições abertas para a seleção de alunos em três editais do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade).
Os interessados têm até o dia 13 de junho para se inscreverem nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Intercultural Indígena e Educação escolar.
O curso visa atender as populações rurais em suas diversas formas de produção da vida, como agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, quilombolas, indígenas, entre outros. São oferecidas 30 vagas, distribuídas em um único polo no campus I, em Arapiraca.