Primeiro paciente a receber transplante de rim de porco morre nos EUA

 

O paciente era Richard Slayman, de 62 anos. O transplante do rim foi feito no dia 16 de março, em uma cirurgia no Hospital Geral de Massachusetts que contou com a participação de um médico brasileiro.

A equipe de cirurgiões previa que o rim de porco duraria ao menos dois anos. O comunicado emitido pelo hospital, em que a equipe médica lamenta a morte, afirma que não há indícios de que ele morrue por conta do transplante.

Após receber o transplante, Richard comemorou no que foi descrito por ele como um momento desejado por muitos anos. “Agora, é uma realidade e um dos momentos mais felizes da minha vida”, escreveu em uma publicação.

Ele foi o primeiro ser humano vivo a receber um rim de porco, já que o transplante havia sido feito anteriormente de forma temporária para doadores em morte cerebral. Outros dois homens receberam transplantes de corações de porcos, porém ambos morreram meses após os procedimentos.

A família dele agradeceu aos médicos envolvidos na cirurgia em um comunicado. “Seus enormes esforços liderando o xenotransplante deram à nossa família mais sete semanas com Rick, e as lembranças feitas durante esse tempo permanecerão em nossas mentes e em nossos corações. Rick alcançou esse objetivo e sua esperança e otimismo permanecerão para sempre”, afirmaram os familiares.

Richard tinha doença renal em estágio avançado, diabetes tipo 2 e hipertensão. De acordo com os médicos, ele realizava diálise há sete anos.

Em 2018, ele havia realizado em transplante de rim no hospital em Massachusetts. Porém, o órgão começou a apresentar sinais de falha, e ele precisou retornar para a hemodiálise. A sugestão do transplante de rim de porco por parte dos médicos veio após complicações na diálise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *