A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) estará presente no mutirão “Registre-se: Sua história tem nome e sobrenome”, que dará início nesta segunda-feira (13), e seguirá até o dia 17 de maio, em Maceió e Palmeira dos Índios. Durante o evento, a instituição auxiliará os cidadãos na obtenção de 2ª vias de certidões de nascimento, casamento ou óbito, na retificação de registros (correção de erros nos documentos) e fornecerá orientação jurídica.
Para o mutirão, a Defensoria Pública designou quatro defensores públicos: Andresa Wanderley Gusmão, Taiana Grave Carvalho, Ricardo Anízio Ferreira de Sá, Fábio Ricardo de Albuquerque de Lima, Wladimir Wrublevisk Aued e uma equipe técnica.
Os interessados em participar devem comparecer ao evento, se possível, com originais e cópias dos documentos pessoais (identidade, CPF) e comprovante de endereço (conta de água ou luz), além da Certidão de Nascimento/Casamento (em casos de pensão ou divórcio), assim como o nome e endereço de testemunhas.
A ação faz parte dos eventos programados para a II Semana Nacional do Registro Civil, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de facilitar o acesso à documentação civil básica, como a Certidão de Nascimento, e promover a cidadania entre os alagoanos.
De segunda a quarta-feira, 13 a 15 de maio, o mutirão acontecerá das 8h às 17h no município de Maceió. Na segunda e terça-feira, 13 e 14, a ação será realizada na Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira, localizada na Av. Norma Pimentel da Costa, nº 11, bairro do Benedito Bentes. Já na quarta-feira, dia 15, o evento será destinado aos cidadãos encarcerados que não possuem documentos básicos e ocorrerá no Complexo Penitenciário de Maceió, situado na BR 104, Km 01, no bairro do Tabuleiro do Martins.Nos dias 16 e 17, quinta e sexta-feira, também das 8h às 17h, o mutirão acontecerá em Palmeira dos Índios, na Escola Municipal Professora Marinete Neves, localizada na rua Luiz Amorim, s/n, no bairro de Vila Maria.
Para mais informações, ligue para o Disque Defensoria 129. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.