UPAs de Maceió promovem Semana de Conscientização da Higienização das Mãos

 

 

Lavar as mãos é um ato simples e pode prevenir a incidência de infecções na população. E dentro das unidades de saúde, esse hábito é ainda mais necessário. Celebrado no dia 5 de maio, o Dia Mundial de Higiene das Mãos é uma data que mobiliza a população a aderir à higienização correta nos serviços de saúde, protegendo pacientes e profissionais contra as infecções.

Para abordar a temática de forma intensificada, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), aderiram à campanha “Salve Vidas: Higienize suas Mãos”, um movimento promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2009 e que visa reforçar essa prática simples, porém vital, considerada um pilar fundamental na prevenção de infecções hospitalares.

A abertura das atividades ocorreu na segunda-feira (6), com o engajamento de todos os profissionais das unidades, nos quais estão promovendo a Semana de Conscientização de Higienização das Mãos. E ao longo da semana, diversas ações foram programadas com foco na higienização das mãos da forma correta, a fim de impedir a disseminação de microrganismos patogênicos dentro das unidades.

“Lavar as mãos é um ato de responsabilidade e de afeto! Através da lavagem das mãos conseguimos nos manter saudáveis e prevenir a propagação das infecções e doenças entre pessoas”, destaca Kamyla Bastos, gerente de Operações Nordeste do ISAC. “As bactérias, vírus e fungos podem ser transmitidos quando tocamos nos olhos, nariz e boca com as mãos sujas por superfícies contaminadas. Essa conscientização junto com os colaboradores é de primordial importância para evitar a infecção hospitalar”, acrescenta.

Existe um passo a passo que deve ser seguido entre os profissionais da saúde para que todas as partes das mãos sejam alcançadas quando essa higienização for realizada, segundo afirma Jadson Barbosa, enfermeiro do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) da UPA Benedito Bentes.

“Para manter a higiene das mãos, devemos lavá-las com água corrente, sem entrar em contato com a pia”, explica Jadson. “Utilizamos um sabonete líquido, mas ele não pode ter um cheiro muito forte ou fazer muita espuma. O uso do álcool também pode ser feito, mas somente quando a mão estiver sem sujidade visível. E sempre utilizando o álcool em gel, que é o único indicado para essas situações. Em caso de entrar em contato com sangue ou secreção, sempre realizar primeiro a lavagem com água e sabão”, orienta.

Passo a passo para higienizar as mãos corretamente

1º – Molhar as mãos com água corrente, sem entrar em contato com a pia;

2º – Colocar o sabonete líquido na palma da mão;

3º – Ensaboar realizando a fricção com as palmas das mãos;

4º – Esfregar a palma da mão direita sobre o dorso da mão esquerda e entrelaçar os dedos, depois fazer o mesmo movimento com a mão oposta;

5º – Esfregar o dorso dos dedos, em movimento de vai e vem;

6º – Esfregar o polegar direito com auxílio da mão esquerda e vice-versa;

7º – Esfregar a polpa dos dedos da mão direita na palma da mão esquerda em movimentos circulares, depois realizar o mesmo movimento com a polpa dos dedos da mão esquerda;

8º – Esfregar os punhos;

9º – Enxaguar as mãos, tentando evitar o contato da mão ensaboada com qualquer parte da pia;

10º- Secar as mãos em papel toalha em movimento único, iniciando pelas mãos em direção ao punho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *