JHC entrega centro de controle de trânsito e homenageia agentes do DMTT
O prefeito de Maceió, JHC, entregou, na manhã desta quinta-feira (09), o Centro de Controle Operacional (CCO) do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT). Além disso, foram prestadas homenagens a 26 agentes e fiscais de trânsito em reconhecimento ao trabalho desempenhado.
“Maceió está crescendo muito, com novas vias como a Avenida Marília Mendonça e a Rota do Mar e a implantação de vias marginais para as avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, e temos a necessidade de adotar novas estratégias para gerir o tráfego, com mais inteligência e tecnologia. E também precisamos cada vez mais valorizar e reconhecer o trabalho daqueles que atuam para gerir o trânsito da nossa cidade”, afirmou JHC.
Com investimento de R$1,2 milhão, o Centro de Controle Operacional (CCO) é o local onde se concentra toda a gestão do parque semafórico de Maceió, principalmente no âmbito dos semáforos inteligentes ou com conectividade 4G. A partir do CCO é possível a detecção remota de prováveis falhas nos semáforos ou em outros equipamentos do sistema, além da comunicação direta com os condutores com o uso dos painéis de LED fixos e móveis espalhados pela capital.
“Um terço dos semáforos de Maceió já são operados por inteligência artificial e metade deles já funciona por controle remoto com 4G. Antigamente, os agentes tinham que sair daqui e fazer essa substituição do tempo de forma analógica, mas agora com essa tecnologia melhoramos a capacidade do nosso trânsito em fluir melhor”, destacou JHC.
Em muitos casos é possível realizar operações de controle remoto dos equipamentos semafóricos, como reinicializações, ajustes de configuração e correções temporárias de falhas. A partir do Centro, os técnicos também podem fazer o registro histórico de todas as manutenções e implantações no parque semafórico, de modo a otimizar as manutenções preventivas dos equipamentos.
O prefeito JHC também destacou outras iniciativas para melhorar a mobilidade urbana da capital. “Também fizemos outras apostas, como a melhoria do transporte público com os ônibus geladões, o passe livre para estudantes e o Domingo é Livre para usuários do Vamu Cidadão”, disse.
Para o diretor-presidente do DMTT, André Costa, a inauguração do Centro de Controle é um grande passo para gerir melhor o trânsito e também tomar decisões mais assertivas. “Temos agora uma forma de acompanhar tudo em tempo real e de ter dados analíticos em tempo real para tomarmos decisões melhores. Não tenho dúvida alguma que cada vez mais Maceió vai ser referência não só em Alagoas, mas no Brasil”, afirmou.