Cavalo ilhado em Canoas é resgatado pelo Exército
O cavalo que ficou ilhado em um telhado na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, foi resgatado na manhã desta quinta-feira (9).
O resgate foi feito pelo Exército com apoio do Corpo de Bombeiros — veterinários acompanharam toda a ação. Para ser retirado do local, ele foi sedado e colocado em um bote.
A situação do animal, que foi apelidado de “Caramelo”, causou comoção nas redes sociais.
Animal ilhado
Inicialmente, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), disse que o resgate do cavalo exigiria o uso de um helicóptero.
“Vai exigir ação de um helicóptero, aliás um helicóptero que tenha capacidade de erguer um animal que normalmente tem 500kg, 600kg. Então, estamos preparando a logística para gente poder salvar esse cavalo”, disse.
Nesta quinta, a primeira-dama Janja Lula disse que equipes do Exército Brasileiro iriam fazer o resgate do animal apelidado de Caramelo, que é considerado complexo. “[Uma] equipe do Exército, com veterinários, decolou agora há pouco para tentar fazer o resgate do cavalo Caramelo. Ele superou a noite e ainda está no telhado. Vamos acompanhando, porque muitas equipes estão mobilizadas. Esse resgate é complexo. As equipes que estão empenhadas devem trabalhar em sincronia”, explicou Janja.
De acordo com o influenciador Felipe Neto, duas frentes foram mobilizadas para o resgate do cavalo. O Exército, que está se mobilizando para enviar uma aeronave para o resgate; e uma equipe com embarcação que vai tentar retirá-lo do local e, se não for possível, alimentá-lo.