Profissionais de marketing celebram a versatilidade e desafios da profissão
O Dia do Profissional de Marketing é celebrado nesta quarta-feira (8). É uma data que destaca a importância e complexidade do papel desses profissionais no mundo atual, que desempenham atividades criativas e assertivas com o intuito de ajudar empresas e marcas a aumentar seus ganhos e conquistar mais públicos.
Especialista em marketing de experiência, Bel Alvi destacou a natureza multifacetada do papel do profissional de marketing, que vai desde entender as personas até criar conexões autênticas com os clientes por meio de experiências memoráveis. Segundo ela, os profissionais de marketing são os arquitetos da marca, os contadores de histórias e os impulsionadores do crescimento empresarial.
“O papel de um profissional de marketing nos dias de hoje é multifacetado e dinâmico. Somos responsáveis por entender profundamente as personas, criar estratégias inovadoras para alcançá-las e, o mais importante, construir conexões genuínas e verdadeiras com os clientes por meio de experiências memoráveis e personalizadas. Além disso, estamos constantemente monitorando as tendências do mercado, analisando dados e ajustando nossas abordagens para garantir resultados eficazes e impactantes. Em resumo, somos os arquitetos da marca, os contadores de histórias e os impulsionadores do crescimento empresarial”, afirma.
Os meios digitais, conforme a especialista, revolucionaram completamente a forma como o marketing é feito, uma vez que proporcionam um alcance global instantâneo.
“Eles permitem a segmentação precisa do público, oferecem métricas detalhadas de desempenho e possibilitam uma interação em tempo real com os consumidores. Isso significa que as marcas agora têm a oportunidade de se conectar de maneira mais direta e significativa com seus clientes, criando experiências personalizadas e construindo relacionamentos duradouros. No entanto, essa mudança também exige que os profissionais de marketing sejam ágeis, adaptáveis e estejam sempre à frente das tendências emergentes”, ressalta.
Além dos desafios técnicos, Bel Alvi compartilhou suas experiências pessoais, incluindo as dificuldades enfrentadas por ser mulher e mãe no mercado de trabalho. Ela destacou a falta de preparo do mercado para absorver a mão de obra feminina.
“O mais difícil foi simplesmente pelo fato de ser mulher e ter me tornado mãe. Eu tive que passar pela terrível experiência de ser demitida sem justa causa no dia em que voltei da minha licença maternidade. O mercado de trabalho precisa sim da mão de obra feminina mas não está preparado para absorvê-la. É incongruente por exemplo saber que o bebê precisa exclusivamente do leite materno por 6 meses e ainda temos licença maternidade de quatro meses, na grande maioria das empresas privadas. O patriarcado que impera no mundo corporativo precisa entender de uma vez por todas que para uma mulher que se torna mãe, filho não é obstáculo, ao contrário é mola propulsora”, frisa.
Para Wagner Omena, diretor da Promma, o profissional de marketing tem que ser “multi”.
“Multi-disciplinar, multi-antenado, multi-tarefas. Estar atento a tudo e a todos para ser mais assertivo no planejamento e desenvolvimento de estratégias para poder obter os melhores resultados. O dinamismo do mercado é uma das principais dificuldades da profissão, já que é inegável a constante (e rápida) evolução dos meios, das tecnologias, e isso gera grande impacto no cliente (consumidor). Acompanhar tudo com muita atenção, filtrar e absorver o que é factível para o mercado local, porque isso é muito importante, não adianta querer abarcar tudo, fazer tudo, se o mercado não está preparado para absorver. Isso termina frustrando o profissional e, também, o cliente”, explica.