Exame aponta que vírus do tipo 3 da dengue já circula em Alagoas
Um exame laboratorial confirmou a circulação do vírus da dengue do tipo 3 em Alagoas. Esse é o tipo mais grave da doença, que passou um tempo sem circular no Estado. O caso da dengue provocada por este vírus foi confirmado no município de Atalaia, que já teve uma morte registrada.
De acordo com o médico infectologista da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Renée Oliveira, os jovens são os mais suscetíveis à doença, considerando que ainda não têm imunidade contra esse tipo de vírus, por isso a importância da vacinação.
“O exame comprovou o que a gente já desconfiava, que o vírus do tipo 3 está voltando. No Estado vizinho de Pernambuco, ele já tinha sido identificado, então seria difícil ele não estar por aqui também”, afirmou o médico.
O retorno do tipo 3 da dengue foi confirmado no país, no início do ano passado, após um longo período sem que houvesse registro da doença por esse tipo.
De acordo com a Fiocruz, a dengue tem quatro sorotipos e a infecção por um deles cria imunidade contra o mesmo sorotipo, mas o indivíduo pode contrair dengue se tiver contato com um sorotipo diferente.
Como poucas pessoas contraíram o tipo 3, há risco de epidemia porque há baixa imunidade contra esse sorotipo.
Casos
Em todo o Estado, sete mortes por vírus estão sendo investigadas atualmente, sendo duas no município de Maceió e uma nas cidades de Boca da Mata, Teotônio Vilela, São Luís do Quitunde, Viçosa e Porto de Pedras.
Só neste ano, já foram confirmados em Alagoas 4.535 casos da doença, o que representa um aumento de 168 %, quando comparado com o mesmo período do ano passado.