Saiba o que ocorre com o corpo quando você para de tomar refrigerante
Não é novidade que o refrigerante causa malefícios à saúde. Com poucos nutrientes e muitas calorias, as bebidas gaseificadas têm enormes quantidades de corantes e conservantes, além do açúcar.
Quem quer cuidar melhor do corpo, portanto, acaba abandonando o consumo da bebida. Mas você já se perguntou se essa medida é mesmo eficaz e o que acontece na saúde de quem para de beber refrigerante?
Segundo a médica nutróloga Andrea Sampaio, do Hospital Sírio-Libanês, os benefícios de deixar a bebida podem ser observados no corpo inteiro. Confira:
1. Redução de peso e prevenção do sobrepeso
Parar de tomar a bebida reduz e muito a quantidade de açúcar acumulada no organismo. “Uma lata de refrigerante de 350 ml possui cerca de 10 colheres de chá de açúcar, quantidade que corresponde a 100% do que é recomendado diariamente”, exemplifica Andrea.
2. Menor chance de diabetes
O refrigerante leva a injeções rápidas de açúcar no organismo, o que leva a um desequilíbrio das taxas metabólicas que favorece o desenvolvimento da diabetes tipo 2. “Com a sua remoção, há uma estabilização nos níveis de açúcar no sangue, evitando picos e protegendo a saúde do organismo”, afirma a médica.
3. Maior qualidade da pele
Com um nível mais regulado de ingestão de açúcar, há uma melhora também na aparência da pele. “O açúcar deixa o colágeno mais rígido, o faz a pele ficar mais desidratada e opaca. Isso pode desencadear o aumento da oleosidade e um favorecimento ao surgimento da acne”, explica.
4. Menor quantidade de gordura no fígado
Os refrigerantes quando são absorvidos no intestino despejam uma larga quantidade de açúcar no organismo. Este acúmulo será convertido em triglicérides pelo corpo, que acumula essas reservas de gordura no fígado. Reduzi-lo é também diminuir essa conta.