Coeficiente eleitoral de Arapiraca é de mais de 6 mil votos
Faltando quatro meses para as convenções partidárias, com vistas às eleições de prefeito e vereador em Arapiraca, dirigentes de quatro partidos políticos estão enfrentando a maior “sinuca” para a formação de nomes competitivos para compor a relação de pré-candidatos na disputa das 19 vagas na Câmara Municipal.
Os partidos que enfrentam o “dilema” em Arapiraca são o Podemos, que tem o senador Rodrigo Cunha como principal liderança no Estado; o Partido Liberal (PL), que tem o prefeito de Maceió, JHC como líder; o Solidariedade, presidido pelo advogado Adeilson Bezerra, e o PSDB, comandado em Alagoas pelo ex-deputado federal Pedro Vilela.
Os quatro partidos não divulgaram até agora a relação de seus pré-candidatos a vereador. O Podemos de Rodrigo Cunha vai apoiar a reeleição do prefeito Luciano Barbosa. O PL e o Solidariedade devem seguir com a pré-candidatura da ex-prefeita Fabiana Pessoa (PL). E o PSDB deve lançar o ex-coordenador municipal de Defesa Civil, Lindomar Ferreira.
Por outro lado, os partidos de maior força política, a exemplo do MDB do senador Renan Calheiros, o PP do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, o PSB/PDT do governador Paulo Dantas e do vice Ronaldo Lessa e o PT do deputado federal Paulão conseguiram fechar suas chapas com nomes competitivos. As legendas apoiam a reeleição de Luciano Barbosa.
Essas legendas conseguiram agrupar 16 dos atuais 19 vereadores com mandato. Os analistas políticos avaliam que os partidos precisam fazer o coeficiente eleitoral para eleger um ou mais vereador, com votação superior em Arapiraca de seis mil votos, e um vereador com 1.600 votos para ser eleito.