Papa Francisco aceita renúncia de Dom Antônio Muniz e nomeia novo arcebispo para Maceió

 

O Papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira, 3 de abril, a renúncia ao ofício de arcebispo de Maceió (AL) apresentada por Dom Antônio Muniz Fernandes, em razão de preocupações com sua saúde. Em seu lugar, foi nomeado Dom Carlos Alberto Breis Pereira, até então arcebispo coadjutor de Maceió, que assume o pastoreio da arquidiocese alagoana. Com isso, Dom Antônio Muniz Fernandes torna-se arcebispo emérito. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação a Dom Beto e agradeceu a Dom Antônio pela sua dedicação.

Estimado irmão, Dom Antônio Muniz Fernandes,

Ao recebermos a notícia de que o Santo Padre, o Papa Francisco, acolheu o seu pedido de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Maceió, em Alagoas, unimo-nos em agradecimento a Deus por sua vocação e pelos 25 anos dedicados ao pastoreio do povo de Deus em Guarabira e em Maceió. Sua dedicação na construção de uma Igreja comprometida com o anúncio do Evangelho e atenta às realidades que precisam da caridade cristã são motivos de louvor ao ressuscitado. Com o salmista, exultamos ao Senhor na alegria pascal e cantamos as maravilhas que tem realizado também por meio de seu ministério episcopal. Que esta nova etapa seja repleta de saúde e alegrias, naquele que vos chamou.

Em Cristo,

Dom Antônio Muniz Fernandes, Frade da Ordem do Carmo, é natural de Princesa Isabel, na Paraíba, e nasceu em 11 de agosto de 1952. Foi ordenado presbítero em 24 de maio de 1980, em sua cidade natal. Antes do episcopado, exerceu diversas funções na Ordem Carmelita, incluindo mestre dos noviços, reitor de colégio, provincial e professor de Bíblia.

Dom Carlos Alberto Breis Pereira, carinhosamente chamado de Dom Beto, é catarinense de São Francisco do Sul e nasceu em 16 de setembro de 1965. Ele é frade menor franciscano desde a década de 1980. Após realizar seus estudos de Filosofia no Instituto de Teologia do Recife (Iter) e de Teologia no Instituto Franciscano de Teologia de Olinda (IFTO), foi ordenado presbítero em 20 de agosto de 1994.

No exercício de seu ministério presbiteral, Dom Beto desempenhou diversas funções na Província Franciscana da Imaculada Conceição e na Província de Santo Antônio do Brasil, no Nordeste. Em fevereiro de 2016, foi nomeado bispo coadjutor de Juazeiro (BA), assumindo posteriormente como o quarto bispo da diocese. Em 6 de janeiro de 2024, foi nomeado arcebispo coadjutor de Maceió.

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo eleito de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *