Brasil enfrenta crise com mais de mil mortes por dengue em 2024,
O Brasil enfrenta uma séria crise de saúde pública em meio ao avanço da dengue, com mais de mil mortes registradas apenas nas primeiras treze semanas de 2024, segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde atualizados nesta quarta-feira (03). Essa marca coloca o país no terceiro lugar em número de óbitos desde o início da série histórica em 2000, sendo que o recorde de 1.094 mortes ocorreu em 2023.
A situação se agrava com a alta incidência de casos da doença, com um total de 2.671.332 registros nas primeiras treze semanas deste ano, uma taxa inédita. Em comparação, no mesmo período do ano anterior, foram registradas 388 mortes por dengue.
Em fevereiro, a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, alertou que a estimativa era de que o país pudesse chegar a 4,2 milhões de casos este ano.
Apesar disso, o governo aponta que a maioria dos estados brasileiros já superou o pico de casos de dengue. Das 27 unidades da federação, oito estão em “tendência de queda consolidada” e 12 estão em “tendência de estabilidade”.
No entanto, a situação ainda é alarmante, com 11 unidades da federação tendo decretado emergência devido à dengue: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.