Chefe do MPAL em exercício recebe visita e apoio de procuradores de Justiça
Um encontro entre pares e amigos que passaram pelo Ministério Público de Alagoas e que retornaram, nesta segunda-feira (1°), para reiterar a admiração pelo procurador-geral em exercício, Lean Araújo, que no próximo dia 29 assume, pela 4ª vez, oficialmente, o comando da instituição. Os procuradores de Justiça inativos Dilmar Camerino, Geraldo Magela e Luiz Carnaúba ressaltaram a afinidade com o novo chefe do MPAL, falaram sobre a expectativa de uma exitosa gestão e, em contrapartida, foram recepcionados com respeito e reconhecimento ao legado que construíram.
O procurador-geral em exercício, Lean Araújo, sentiu-se à vontade para falar sobre passado, presente e futuro mostrando-se lisonjeado com a visita.
“É importante o diálogo entre gerações, portanto é dever do procurador-geral de Justiça ouvir e se aconselhar com os integrantes experientes como os colegas Dilmar Camerino, Geraldo Magela e Luiz Carnaúba”,
O procurador de Justiça aposentado, Dilmar Camerino, que também já teve a oportunidade de conduzir o Ministério Público de Alagoas tendo, inclusive, como seu sucessor Lean Araújo, falou com carinho sobre manter um vínculo estreitado com a instituição.
“É um prazer grande sempre estarmos com os olhos e o coração voltados para essa instituição a qual dedicamos grande parte das nossas vidas. Por força da nossa idade, tivemos que deixar os cargos mas não o amor e a vontade de ajudar. Hoje, por iniciativa feliz do colega Magela nós, aposentados viemos dizer a Lean da nossa admiração e desejo de continuar ajudando a ele no que for preciso. Pois, como costumo dizer, aposentadoria não é morte e nós temos um legado de serviços prestados, tivemos uma participação ativa na vida política do doutor Lean, cada um de nós. Num primeiro momento, ele foi o braço direito da minha primeira administração, estivemos sempre juntos nessas batalhas com o doutor Carnaúba e o doutor Magela , nunca faltamos ao procurador-geral Lean como não deixaremos agora de fazê-lo. Estivemos juntos com o mesmo objetivo, o mesmo ideal de vê-lo agora reintegrado à nossa chefia”.
Camerino conclui sua fala enfatizando que “o encontro é de solidariedade, apoio dos aposentados ao doutor Lean para que ele possa, mais uma vez, com o brilho da sua inteligência, realizar um grande trabalho em favor do Ministério Público alagoano”.
Não diferentemente, o procurador de Justiça aposentado, Geraldo Magela, também falou sobre a iniciativa.
“Como bem foi ressaltado, não perdemos o vínculo e Dilmar foi muito feliz ao dizer que tanto ele, como eu e Carnaúba sempre estivemos em apoio aos procuradores-gerais que por aqui passaram, e o Lean foi um deles. Portanto, enquanto inativos viemos afirmar que estamos à disposição dele para que realize uma efetiva e eficaz administração de união, sobretudo pensando na classe como um todo. Não representamos a classe, pois não temos delegação para tal, mas representamos a nós mesmos e afirmamos que somos solidários a essa administração e nos colocamos à disposição para que ela seja a mais próspera possível”, declara Geraldo Magela.
Por fim, manifestou-se o também procurador de Justiça aposentado, e ex-diretor da Escola de Magistratura do MPAL, Luiz Carnaúba.
“Trata-se de um reencontro de bons amigos, temos a melhor das relações e jamais nos separaremos daqui. Quando saímos não somos transformados em ex-promotor ou ex-procurador, pois somos vitalícios, apenas membros aposentados que continuam com suas prerrogativas. Estamos encontrando com um amigo de velhas datas, muita lutas que é o Lean, retornando agora e vale salientar que foi o procurador-geral que inaugurou esse prédio, que mais se dedicou em ofertar o melhor tanto às atividades fins de 1ª instância, como às atividades-meio do Ministério Público dando aos procuradores, aos órgãos da administração todas as condições necessárias para o amplo exercício da instituição”.