Manutenção no Sistema Coletivo do Agreste afetará abastecimento em oito cidades
No próximo dia 3 e 4 de abril, o Sistema Coletivo do Agreste (SCA) passará por uma manutenção preventiva, conduzida pela Agreste Saneamento em parceria com técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Esta medida é essencial para garantir a segurança operacional dos equipamentos e a continuidade do abastecimento na região.
Os trabalhos de manutenção incluirão inspeções, limpezas e reparos nos conjuntos motobombas das estações de captação e tratamento do Morro do Gaia, em São Brás, e na elevatória de Campo Grande. Além disso, serão realizadas atividades como a retirada de vazamentos e a inspeção de válvulas de retenção, ventosas, bancos capacitores e painéis elétricos.
No entanto, durante o período de 48 horas de paralisação do sistema, o abastecimento será afetado nos bairros da parte baixa de Arapiraca e nos municípios de Campo Grande, Coité do Nóia, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Olho d’Água Grande e São Brás.
Após a conclusão da manutenção e a reativação do SCA, o fornecimento de água nessas localidades entrará em um processo de regularização gradual a partir do dia 5 (sexta-feira). Estima-se que o restabelecimento completo do abastecimento possa levar até 48 horas após o retorno da operação do sistema.
Por outro lado, as áreas da parte alta de Arapiraca e outras cidades do Agreste não serão afetadas pela interrupção, pois são atendidas pelo Sistema Adutor do Agreste (SAA), que obtém água do rio São Francisco, em uma área do município de Traipu.