Robinho vai para penitenciária de Tremembé II: O “presídio das estrelas”
A Penitenciária de Tremembé II, no Vale do Paraíba paulista, ganhou popularmente o apelido de “presídio das estrelas” por ter abrigado uma série de notáveis condenados por crimes de grande repercussão no Brasil. Localizada a cerca de 150 km de São Paulo, a prisão tem capacidade para 584 detentos e atualmente abriga 434 presos, entre os regimes fechado e semiaberto.
O presídio proporciona condições para o trabalho dos detentos, com oficinas e fábricas operadas pela Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimental (Funap), onde são produzidos móveis escolares, fechaduras, produtos de limpeza, entre outros.
Entre os notórios condenados que passaram pela Penitenciária de Tremembé estão:
Robinho: O ex-jogador Robinho chegou à Penitenciária de Tremembé II na madrugada de sexta-feira, 22, para cumprir uma pena de nove anos por estupro coletivo na Itália. Sua chegada acrescenta mais um nome à lista de notáveis detentos que passaram pela prisão.
Suzane Von Richthofen: Condenada em 2002 a 39 anos de prisão pelo assassinato dos próprios pais, ela foi liberada em janeiro de 2021 após cumprir parte da pena em regime fechado.
Casal Nardoni: Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram condenados em 2010 pela morte da filha de Nardoni, Isabela, e atualmente cumprem pena em regimes semiaberto e aberto, respectivamente.
Elize Matsunaga: Condenada em 2016 pelo assassinato e esquartejamento do marido, ela conquistou liberdade condicional em 2022.
Pimenta Neves: Ex-diretor de redação do jornal Estado de São Paulo, foi condenado pelo assassinato da ex-namorada Sandra Gomide em 2000. Atualmente, cumpre pena em liberdade.
Roger Abdelmassih: Médico condenado em 2010 por abuso sexual de pacientes, está detido em Tremembé II cumprindo uma pena de mais de 173 anos de prisão.
Edinho: Filho do jogador Pelé, foi preso em 2005 por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Conseguiu a progressão para o regime aberto em 2019 e desde então atua como treinador de futebol.
Essa lista revela o histórico diversificado de detentos notáveis que passaram pela penitenciária, contribuindo para a reputação do local como destino para condenados de alta visibilidade na mídia e na sociedade brasileira.