Dez trechos impróprios para banho no litoral alagoano neste fim de semana
Dez pontos ao longo do litoral alagoano foram identificados como impróprios para banho neste fim de semana, de acordo com o boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) nesta sexta-feira, 22.
O relatório revela que, dos 66 trechos analisados, 56 foram considerados próprios, enquanto 10 foram classificados como impróprios para banho. As amostras foram coletadas entre as praias do Pontal do Peba e Maragogi nos dias 19 e 20 deste mês.
A avaliação é baseada na quantidade de coliformes termotolerantes presentes nas águas do litoral alagoano, seguindo as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
No Litoral Sul, dos 21 trechos monitorados, três foram considerados impróprios. Os locais não recomendados estão no Rio Niquim, na Barra de São Miguel; no Rio São Francisco, em Piaçabuçu; e na Praia do Francês, aproximadamente 100 metros próximo à Vila dos Pescadores.
Em Maceió, três áreas foram identificadas como impróprias para banho, sendo duas na Praia da Avenida e uma na Praia de Pajuçara.
O IMA alerta os banhistas a evitarem áreas que estejam sob influência de floração de algas, especialmente nos trechos entre as praias da Avenida e Sobral, em qualquer época do ano. No litoral norte, dos 22 pontos onde foram realizadas as coletas, quatro devem ser evitados.