Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue em 2024

O Brasil atingiu um marco preocupante nesta quinta-feira (21/3), ultrapassando a marca de 2 milhões de casos de dengue em 2024. Os dados são da atualização mais recente do Painel de Monitoramento das Arboviroses, elaborado pelo Ministério da Saúde.

Ao todo, foram registrados 2.010.896 casos prováveis somente neste ano, entre diagnósticos confirmados e em investigação.

Óbitos e Investigação

Juntamente com o alto número de casos, o país lamentou 682 óbitos por dengue até o momento, enquanto outros 1.042 estão sob investigação.

Taxa de Incidência

O coeficiente de incidência da doença no país é alarmante, atingindo 990,3 casos prováveis para cada 100 mil habitantes.

Distrito Federal à Frente

O Distrito Federal lidera as estatísticas, com mais de 161 mil casos neste ano, resultando em uma incidência de 5.725,8 infecções a cada 100 mil habitantes.

Fatores Contribuintes

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, apontou que o alto volume de casos está ligado a fatores como as mudanças climáticas e a circulação de múltiplos sorotipos do vírus.

Medidas Preventivas

O Ministério da Saúde enfatiza a importância de medidas preventivas para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Algumas delas incluem manter a caixa-d’água bem fechada, amarrar sacos de lixo, colocar areia nos vasos de plantas e limpar calhas regularmente.

Além disso, a pasta tem distribuído vacinas contra a dengue para municípios selecionados, direcionadas a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, como parte do esforço para conter a propagação da doença. O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, e foi enviado para várias unidades federativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *