Pesquisa revela que crianças de até 5 anos são mais vulneráveis à dengue

Uma pesquisa realizada pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelou que no Brasil, as crianças com menos de cinco anos têm maior risco de morte por dengue, seguidas pelas faixas etárias de cinco a nove anos e de 10 a 14 anos. Os dados foram obtidos a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, abrangendo as primeiras 10 semanas epidemiológicas de 2024.

De acordo com o coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini, apesar de registrarem o menor número de casos, as crianças de zero a cinco anos são as mais suscetíveis a complicações graves da doença, seguidas pelas de cinco a nove anos. Ele ressaltou a importância da vacinação e das medidas preventivas para proteger as crianças.

A pesquisa apontou que foram notificados 239.402 casos de dengue em crianças até 14 anos, com maior incidência entre os adolescentes de 10 a 14 anos. No entanto, em relação às mortes, houve 52 óbitos, sendo 44,2% deles em crianças com menos de cinco anos, 32,7% na faixa de cinco a nove anos e 23,1% entre os de 10 a 14 anos.

O estudo também destacou um aumento de 21,2% no número de óbitos na décima semana epidemiológica em comparação com a anterior, reforçando a necessidade de medidas preventivas mais eficazes. A letalidade da doença foi de 6,7 óbitos para cada 100 mil casos confirmados de dengue no país.

O Observa Infância é uma iniciativa de divulgação científica que visa levar informações sobre a saúde das crianças até cinco anos à sociedade. Seu objetivo é ampliar o acesso a dados qualificados e facilitar a compreensão das informações obtidas junto aos sistemas nacionais de informação em saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *