Mudanças climáticas: Onda de calor dá lugar a clima mais ameno no Brasil
Com o término da “bolha de calor” que elevou as temperaturas no Centro-Sul do Brasil, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para uma mudança gradual do clima a partir desta quarta-feira (20). Essa mudança marca não apenas a chegada do outono, mas também o início de uma diminuição gradual do calor intenso que tem prevalecido na região.
Segundo meteorologistas, embora a virada no clima deva começar nesta quinta-feira (21) em algumas partes do país, isso não significa o fim completo do calor escaldante. O fenômeno da onda de calor, que persistiu por alguns dias, agora dá lugar a um clima mais ameno, mas ainda será necessário lidar com temperaturas elevadas.
O meteorologista do Inmet, Olivio Bahia, esclarece que a onda de calor, caracterizada por temperaturas 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos, chegou ao fim, mas isso não implicará em uma brusca queda de temperatura. A mudança será perceptível especialmente na Região Sul, onde o ar frio começará a se estabelecer na sexta-feira (22), se estendendo gradualmente para o interior do país.
Natálio Abrahão Filho, do Climatempo, explica que o centro de alta pressão no Paraguai, que mantinha o calor nas regiões Centro-Sul, se afastará para o oceano, permitindo o retorno das chuvas no Sul e Sudeste. Apesar da redução gradual do calor, ele enfatiza que as temperaturas continuarão elevadas.
Com a chegada do outono, espera-se que os próximos meses mantenham características do verão, especialmente nos primeiros dias da estação. No entanto, o prognóstico climatológico indica um trimestre relativamente seco em muitas partes do país, com chuvas escassas, principalmente no interior e semiárido nordestino.
Confira o prognóstico climatológico para os próximos meses:
- Norte: chuva abaixo da média, exceto em algumas áreas do norte de Roraima, noroeste e sudoeste do Amazonas, e oeste do Acre.
- Nordeste: chuva abaixo da média, com possibilidade de chuvas intensas pontuais na faixa leste da região.
- Centro-Oeste: chuva próxima ou abaixo da média, com exceção de partes de Mato Grosso do Sul.
- Sudeste: chuva ligeiramente acima da média, especialmente em São Paulo e sul de Minas Gerais.
- Sul: previsão de chuva acima da média, com possibilidade de queda de temperatura devido à presença de massas de ar frio.