Justiça eleitoral promove mobilização para alistamento de jovens eleitores
Nesta segunda-feira (18), a Justiça Eleitoral lançou a Semana do Jovem Eleitoral 2024, uma iniciativa voltada para estimular o alistamento eleitoral de jovens entre 15 e 17 anos. Embora não sejam obrigados a votar, esses jovens já podem participar das eleições municipais de outubro.
A campanha também visa alcançar aqueles que, ao completarem 18 anos antes das eleições, tornam-se obrigados a votar pela primeira vez, uma vez que estarão aptos para o pleito marcado para 6 de outubro (primeiro turno) e, onde aplicável, 27 de outubro (segundo turno).
De acordo com dados da Justiça Eleitoral, entre janeiro e fevereiro deste ano, mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos solicitaram a primeira via do título de eleitor. Vale ressaltar que o adolescente de 15 anos pode se alistar, desde que complete 16 anos até o dia do primeiro turno.
A Semana do Jovem Eleitoral é uma ocasião em que se observa uma concentração significativa de alistamentos eleitorais entre os jovens. Em campanhas anteriores, como antes das eleições de 2022, foram registrados 100 mil alistamentos de jovens nos cinco dias da mobilização, muitas vezes contando com a participação de celebridades, figuras públicas e instituições.
Tradicionalmente realizada entre março e abril, algumas semanas antes do encerramento do prazo para alistamento eleitoral antes das eleições, este ano a data limite para tirar o título de eleitor é 8 de maio. Após essa data, o cadastramento de eleitores fica indisponível até após o pleito.
Com o tema “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”, a campanha deste ano está focada nas redes sociais, como Instagram e TikTok. O material de mobilização pode ser encontrado no portal do TSE.
O TSE orienta que para conteúdos autorais, as mensagens podem conter informações sobre como tirar o título eleitoral, voto facultativo e obrigatório, cadastramento biométrico e a importância da participação da juventude nos processos eleitoral e político.