Previsão indica término da onda de calor extremo com a chegada do outono

Os brasileiros podem esperar um alívio do calor intenso nos próximos dias, com o início do outono se aproximando. A partir desta semana, a previsão aponta para uma queda nas temperaturas em diversas regiões do país, trazendo um respiro após dias de calor escaldante.

O Rio de Janeiro, por exemplo, registrou uma sensação térmica impressionante de 62,3°C no último fim de semana, enquanto São Paulo vivenciou o dia mais quente do ano, com os termômetros atingindo 34,7ºC.

O outono está previsto para começar na quarta-feira (20/3), às 17h51, e já no primeiro dia é esperada uma mudança no clima, com a chegada de uma frente fria. Segundo as informações do site Climatempo, partes do Rio Grande do Sul devem receber temporais nesse primeiro dia, enquanto chuvas estão previstas para regiões da serra e Porto Alegre.

Para Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a expectativa é de temperaturas mais amenas, com chuvas previstas do meio para o fim de semana. O mesmo vale para o leste e sul do Mato Grosso do Sul e o Triângulo Mineiro.

Com a chegada dessa frente fria, o bloqueio atmosférico que contribuía para o calor intenso deve se dissipar, trazendo temperaturas mais baixas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste durante o fim de semana.

No Nordeste, o tempo também será instável, com nuvens carregadas e chuvas previstas. Já na Região Norte, a previsão indica instabilidade e chuvas intercaladas com períodos de sol, sendo que estados como Pará, Amapá e Amazonas devem enfrentar tempestades mais intensas.

Além disso, o fenômeno La Niña também deve contribuir para um calor mais ameno, especialmente durante o trimestre de junho, julho e agosto. Com isso, o Sul do Brasil pode ter menos chuvas, enquanto no Norte as precipitações devem se intensificar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *