Semarh adverte para chuvas e rajadas de vento em três regiões de Alagoas nesta terça-feira
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um alerta na tarde desta terça-feira, 12, para a possibilidade de chuvas e rajadas de vento no Litoral Norte, Zona da Mata e região Metropolitana de Maceió. O mau tempo pode persistir até a quarta-feira, 13. Nas demais áreas do estado, há chance de chuvas, porém sem riscos significativos.
Segundo a Semarh, as últimas projeções indicam a ocorrência de chuvas de intensidade fraca a moderada, acompanhadas por rajadas de vento na metade leste de Alagoas.
“O deslocamento de uma banda da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), juntamente com o calor intenso e a umidade na costa leste da região Nordeste do Brasil, favorece a formação de áreas de instabilidade ao longo da faixa litorânea e em algumas áreas do interior da Região Nordeste do Brasil. Prevê-se chuva de intensidade fraca a moderada no Estado de Alagoas nas próximas 24 horas. Destaque especial para as regiões do Litoral Norte e Zona da Mata, onde as instabilidades podem resultar em acumulações de chuva mais significativas durante a próxima noite”, informou o comunicado da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta de chuvas intensas e ventos fortes para todo o estado de Alagoas e para Sergipe, além de partes de Pernambuco, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte. O aviso amarelo de perigo potencial foi emitido na segunda-feira, 11, e permanece válido a partir das 02h desta quarta-feira, 13, até às 18h de quinta-feira, 14.
Durante esse período, as chuvas podem atingir entre 20 mm/h e 30 mm/h, podendo chegar até 50 mm/h por dia, e os ventos devem ter velocidade entre 40 km/h e 60 km/h. Além disso, há um baixo risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.