Quase 20% das empresas do setor de alimentos operam em prejuízo, estima Abrasel/AL

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel/AL) nesta segunda-feira (11), quase um quinto das empresas do setor de bares e restaurantes no estado registraram prejuízo em janeiro, representando um aumento de 5% em relação ao mês anterior.

Dos estabelecimentos pesquisados, 40% operaram em estabilidade financeira, enquanto 43% apresentaram lucro. Por outro lado, 41% tiveram desempenho inferior em janeiro em comparação com dezembro.

O levantamento também revelou que 54% das empresas que abriram durante o período do Carnaval afirmaram ter tido um aumento no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, 31% registraram um desempenho inferior e 15% mantiveram o mesmo patamar de faturamento.

O presidente da Abrasel/AL, Marcus Batalha, destacou que, apesar da persistência de empresas operando com prejuízo, os resultados positivos do Carnaval trazem esperança para o setor, motivando os empresários a continuarem fortalecendo o segmento.

Outros dados da pesquisa mostram que 36% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses, e apenas 11% conseguiram aumentar seus preços acima da inflação. Além disso, 35% das empresas têm dívidas em atraso, sendo os impostos federais os mais comuns.

A pesquisa, realizada entre os dias 19 e 26 de fevereiro em Alagoas, reflete a situação financeira e operacional das empresas do setor de alimentos no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *