Mulheres no saneamento: Rompendo barreiras e conquistando espaço

A ampliação da participação feminina em setores historicamente dominados por homens é uma realidade crescente, e o setor de saneamento não foge a essa tendência. Um exemplo desse movimento é a BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto na Região Metropolitana de Maceió, que segue uma estratégia alinhada aos princípios ambientais, sociais e de governança (ESG) nos negócios.

Em Alagoas, cerca de 200 mulheres integram o quadro de funcionários da empresa, ocupando 32% dos cargos de liderança. Desde 2021, a contratação de mulheres na BRK Alagoas cresceu cerca de 120%, refletindo um compromisso da empresa com a equidade de gênero. A meta da BRK para todo o Brasil é atingir 40% de mulheres em posições de liderança ainda este ano.

Isabela Marchezi, coordenadora de Recursos Humanos da empresa, ressalta o compromisso da BRK em proporcionar um ambiente de trabalho saudável e inclusivo para todas as mulheres, reconhecendo nelas habilidades valiosas, como trabalho em equipe e atenção aos detalhes.

Um exemplo inspirador desse avanço é Mônica Elias, de 53 anos, que desafia estereótipos ao atuar em profissões tradicionalmente masculinas. Começando como a segunda taxista mulher do estado de Alagoas, Mônica expandiu sua carreira para operar máquinas de grande porte na área de Operação da BRK Alagoas. Ela destaca que enfrentou preconceitos e teve que persistir para conquistar seu espaço, mas acredita que a determinação, coragem e foco são essenciais para superar desafios.

A BRK Alagoas também promove ações internas para o Mês da Mulher, como o evento CINE BRK, que proporciona discussões importantes sobre a presença das mulheres no mercado de trabalho. Com a exibição do curta-metragem “Impedimento”, seguido de um bate-papo com a diretora Renata Baracho, a empresa busca promover reflexões sobre as experiências femininas em diversos setores, incluindo o esporte, destacando os desafios enfrentados e a importância da igualdade de gênero no ambiente corporativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *