Mais de 83 mil negócios liderados por mulheres em Alagoas, revela estudo da Juceal
No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) divulgou um estudo inédito que revela a presença expressiva de mulheres no cenário empreendedor do estado. De acordo com o levantamento, Alagoas conta com 83.442 negócios ativos liderados por mulheres, abrangendo diversas funções como empresárias, sócias, diretoras ou representantes.
Os números detalhados mostram que há 62.938 empresárias, 24.849 sócias, 17.697 administradoras de negócio, 677 representantes e 228 cargos de diretoria. Esses empreendimentos femininos representam cerca de 30,04% do total de negócios ativos registrados na Juceal.
Embora as mulheres constituam 52,1% da população do estado, segundo o Censo de 2022, o estudo ressalta que há ainda um espaço para crescer em termos de participação feminina no empreendedorismo. O comércio e o setor de alojamento e alimentação despontam como os principais, representando juntos 56,1% do total de negócios liderados por mulheres.
O estudo também analisa aspectos como porte empresarial, natureza jurídica e localidade dos negócios. A maioria das empresas lideradas por mulheres são microempreendedores individuais (MEIs), seguidas por microempresas (MEs), empresas de pequeno porte (EPPs) e negócios sem porte definido.
Quanto à distribuição geográfica, Maceió lidera com 42.194 empresas, seguida por Arapiraca (7.050), Rio Largo (2.507), Marechal Deodoro (1.985) e outras cidades. As atividades econômicas mais comuns incluem comércio, alojamento e alimentação, serviços, indústrias de transformação, e atividades administrativas e serviços complementares.