TJAL, TRE e shoppings de Alagoas dialogam sobre combate à violência contra a mulher
Após feminicídio ocorrido em um grande shopping da capital alagoana e com o início do mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Coordenadoria da Mulher e a Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas se reuniram com representantes dos maiores shoppings para dialogar sobre combate à violência contra a mulher.
A iniciativa visa estabelecer uma parceria através da assinatura de acordo de cooperação entre as instituições. Ação visa conscientizar consumidores e capacitar funcionários da segurança. Os shoppings Pátio Maceió, Maceió Shopping, Parque Shopping Maceió, Partage Arapiraca Shopping e Shopping da Vila de Delmiro Gouveia estiveram presentes na reunião.
Participaram também do encontro a coordenadora da mulher, Eliana Machado, e as juízas integrantes da Coordenadoria, Natália Castro, Lívia Andrade e Luana Cavalcante.
O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, enalteceu a importância em unir esforços para conscientizar e instruir sobre o combate da violência contra a mulher.
“A preocupação é de todos e nós precisamos unir forças. O Poder Judiciário, os shoppings e o TRE, juntos, vão buscar reverter essa cultura porque infelizmente a violência existe e ela precisa ser combatida”, ressaltou.
O Tribunal Regional Eleitoral também aderiu à iniciativa e fará parte da ação. A desembargadora Silvana Omena, presente na reunião, ressaltou que “juntos é possível acolher e cuidar mais das mulheres”. Além disso, a Patrulha Maria da Penha foi convidada para realizar treinamentos com lojistas e funcionários da segurança dos órgãos.
Campanha
A ideia da parceria é levar para os shoppings materiais de divulgação contendo informações sobre a rede de proteção à mulher, como pedir ajuda e como sair do ciclo da violência.
A magistrada Lívia Andrade enfatiza que a campanha surgiu de uma maior necessidade de publicização nos shoppings para questão relacionada à violência doméstica.
“Vão ser disponibilizadas nos shoppings informações por meio de folderes nos banheiros e outros meios para que as pessoas saibam como podem denunciar situações de violência. Além disso, está sendo previsto um treinamento para as pessoas que trabalham na segurança dos shoppings para que saibam agir diante de uma situações desse tipo”, explicou a juíza.
Parceria
O termo de cooperação entre o TJAL e as instituições será assinado na próxima sexta-feira (8), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Diogo Linhares, superintendente do Pátio Shopping, pontuou o papel importante dos shoppings centers no combate à violência contra a mulher.
“Precisamos estar sempre juntos, não só como centros de compras, mas também como vetores de desenvolvimento social da região que a gente está para promover e nos engajar dentro das causas sociais”, enfatizou o empresário.
A gerente de marketing do Shopping Parque Maceió, Fernanda Studart, salientou que é necessário disseminar o combate ao feminicídio e a união das instituições para que os shoppings continuem sendo lugares seguros.
“O Parque Shopping apoia diversos projetos sociais e por que não apoiar uma causa de tanta luta que é o combate ao feminicídio. Aconteceu aqui em um shopping vizinho da gente, então precisamos nos engajar. O shopping é um espaço seguro que atinge tantos clientes e precisamos disseminar essa informação e ser um lugar de apoio para essas pessoas que precisam de ajuda”, falou Fernanda.