Operação Conjunta de Fiscalização Combate Abate Clandestino de Suínos
Nesta terça-feira (05), a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), em colaboração com diversos órgãos, conduziu uma operação para combater o abate clandestino de suínos em pocilgas situadas nos bairros do Vergel do Lago, Trapiche e Levada.
Os proprietários das pocilgas foram notificados para remover os animais dos locais em um prazo de 30 dias. Conforme estabelecido pela lei municipal nº 5.318/2003, a criação de suínos na zona urbana da Capital é proibida, devido ao grave risco que representa para a saúde pública.
Airton Santos, chefe especial da Visa, afirmou: “O papel da Vigilância Sanitária é proteger a saúde da população, intervindo em questões que possam representar um risco à saúde pública. A criação de porcos em áreas urbanas é proibida exatamente por esse motivo. Portanto, caso o prazo expire e o proprietário não retire os animais, realizaremos a remoção”.
Além da Visa, participaram da operação a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Batalhão Militar de Polícia Ambiental, Guarda Municipal e Delegacia de Crimes Ambientais.