Políticos alagoanos aderem à moda “nevou” neste Carnaval
A moda não é nova, mas agora chegou à política e aparece até com glamour. Depois do prefeito de Recife, João Campos (PSB), entrar na brincadeira do “nevou” e descolorir seu cabelo para o Carnaval, prefeitos do interior de Alagoas resolveram platinar o cabelo, ou seja, descolorir o cabelo até que ele fique o mais branco possível.
Os prefeitos de Campo Alegre e Coité do Noia, Nicolas Pereira (PP) e Bueno Higino (PP), respectivamente, platinaram os cabelos.
No perfil de Pereira, as reações valorizaram a atitude do gestor municipal. “Prefeito que não lança o nevou, eu não quero”, “O homem zerou o jogo”, “Bote para lá, meu prefeito” e “Ficou para a história” foram alguns dos comentários.
Bueno, por outro lado, destacou o cabelo platinado na foto de perfil, mas não postou o resultado oficialmente, somente o desafio feito pela população a ele. “Será que seu cabelo vai aguentar ficar cheio de química?”, disse uma das pessoas. A proposta escalonou até o ponto em que alguém questionou se ele teria coragem de raspar o cabelo.
Sérgio Lira, prefeito de Maragogi, que tem seus cabelos brancos naturalmente, disse que por lá já tinha nevado há muito tempo. A população também embarcou na resposta bem-humorada do gestor municipal, embalando figurinhas de risadas. “Pronto para o Carnaval”, “Muitos anos bem vividos”, “Como não gostar desse meu prefeito?”, comentaram os seguidores.
Em Maceió, o prefeito JHC brincou com a possibilidade de ‘nevar’ o cabelo, mas não o fez. Nas redes sociais, ele preferiu utilizar outros sentidos, como o de mostrar os ônibus com ar-condicionado que rodam pela cidade, ou até adaptando para ‘ensolarou’ por conta do verão do município.
Isso não impediu que a população perguntasse se ele ‘nevaria’ ou não o cabelo. “Falta você, meu prefeito”, escreveu uma pessoa. “Meu prefeito vai lançar também?”, questionou outra. O máximo que o prefeito chegou, no entanto, foi fazer montagens ou postar uma imagem em preto e branco como se estivesse com o cabelo pintado.
Antes marginalizado, por surgir das periferias das cidades e de bailes negros cariocas, o estilo agora foi glamourizado. O estilo apareceu, pela primeira vez, em 1997, após integrantes do grupo Funk n’ Lata aparecer com os cabelos amarelados, quase brancos. A técnica foi sendo aprimorada, e hoje a moda é a tonalidade branco neve.