Menina é resgatada com vida após 60 horas sob os escombros em deslizamento nas Filipinas
Por Alessandra Conceição
Uma criança de 3 anos foi milagrosamente resgatada na manhã desta sexta-feira (9) depois de passar incríveis 60 horas soterrada sob os destroços de um deslizamento de terra nas Filipinas.
O dramático resgate ocorreu após um deslizamento que devastou uma aldeia na terça-feira (6), deixando mais de cem pessoas desaparecidas. A tragédia resultou na morte de pelo menos 15 pessoas e deixou outras 30 feridas. Casas foram destruídas, ônibus foram engolidos pela lama e até um jipe utilizado no resgate de trabalhadores de uma mina de ouro foi arrastado pela onda de lama e pedras.
A menina foi encontrada enquanto equipes de resgate, usando suas próprias mãos e pás, procuravam por sobreviventes entre os escombros. “É um milagre”, afirmou Edward Macapili, funcionário da agência de desastres da província de Davao de Oro. Ele acrescentou que as autoridades acreditavam que os desaparecidos provavelmente estavam mortos. “Isso dá esperança às equipes de resgate. A resiliência de uma criança é geralmente menor que a dos adultos, mas a criança sobreviveu”, concluiu Macapili.
Um vídeo emocionante compartilhado nas redes sociais mostra um socorrista carregando a menina chorando e coberta de lama nos braços. Também foram divulgadas imagens da criança recebendo os primeiros cuidados médicos em um hospital local.
As Filipinas têm enfrentado semanas de chuvas intensas, resultando em dezenas de deslizamentos de terra e inundações que obrigaram dezenas de milhares de pessoas a buscar abrigo em locais seguros. Além disso, a região foi abalada por fortes terremotos nos últimos meses.