Entenda o funcionamento do cadastro reserva no Concurso Nacional Unificado
Por Alessandra Conceição
Os editais do Concurso Nacional Unificado preveem a formação de um cadastro reserva com pelo menos o dobro do número de vagas disponíveis nos 21 órgãos federais participantes, totalizando 6.640 vagas. Com duração de um ano, podendo ser prorrogado, esse cadastro permite que os aprovados na lista de espera sejam convocados para ocupar vagas que se tornem disponíveis, seja por desistência, reprovação em fases subsequentes ou novas autorizações de vagas para o órgão.
Além disso, o cadastro reserva também pode ser utilizado para convocações em vagas temporárias, e sua formação é baseada na ordem de preferência indicada pelos candidatos na inscrição. A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck, destaca que os candidatos permanecem na lista de espera das opções de cargo indicadas acima daquela em que foram aprovados inicialmente.
Para integrar o cadastro reserva, é necessário alcançar a pontuação mínima exigida nas provas para cada cargo pretendido, conforme descrito no edital. As inscrições para o concurso encerram-se nesta sexta-feira (9), com taxas de R$ 60 para cargos de nível médio e R$ 90 para nível superior, e podem ser realizadas pelo portal gov.br/concursonacional.
Todas as provas estão agendadas para o dia 5 de maio, em dois turnos, e mais informações podem ser encontradas no mesmo portal de inscrição.