Bolsonaro é alvo da PF: Deve entregar passaporte em 24 horas
Por Alessandra Conceição
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está entre os alvos de uma operação da Polícia Federal iniciada nesta quinta-feira (8), que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado. Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, agentes da PF estiveram em sua residência em Angra dos Reis, onde apreenderam celulares de seus assessores. O mandado também requer que Bolsonaro entregue seu passaporte, com um prazo de 24 horas para cumprir a determinação.
A Operação Tempus Veritatis, conforme explicado pela PF, visa desmantelar uma organização criminosa que teria agido na tentativa de golpe e na abolição do Estado Democrático de Direito, com o intuito de manter Bolsonaro no poder. Ao todo, estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e 48 medidas cautelares, em diversos estados do Brasil. Entre os alvos, estão ex-assessores do presidente e militares de alto escalão.
A investigação aponta para a disseminação de informações falsas sobre fraudes nas eleições de 2022, com o objetivo de justificar uma intervenção militar, além de atos para minar o Estado Democrático de Direito. O Exército Brasileiro está apoiando a PF no cumprimento dos mandados. Os crimes em investigação incluem organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.