Alarmante crescimento de 31% nos casos de HIV/Aids no Helvio Auto
Por Alessandra Conceição
O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), uma unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), divulgou dados alarmantes: houve um crescimento de 31,6% no número de novos casos de HIV/AIDS em 2023, em comparação com o ano anterior. Isso equivale a 370 novos casos em 2023, contra 281 em 2022.
Segundo informações do Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Helvio Auto, a maioria dos novos casos é em indivíduos do sexo masculino, representando 67% do total, enquanto as mulheres correspondem a 33%. A faixa etária mais afetada por esse aumento é entre os 20 e 34 anos, abrangendo 40% dos novos diagnósticos.
A coordenadora do ambulatório de doenças infectocontagiosas do Helvio Auto, Lygia Antas, destacou que essa faixa etária demonstra uma resistência ao uso do preservativo, possivelmente devido à falta de vivência direta com a epidemia de AIDS e a falta de conscientização sobre a importância da prevenção. Antas enfatizou a necessidade urgente de educar essa geração sobre o HIV/AIDS, sugerindo a inclusão do tema em escolas, campanhas publicitárias e espaços de convivência juvenil. Este aumento nos casos traz uma preocupação significativa para especialistas e autoridades de saúde.