Tragédia em Cotia: Guarda municipal mata inspetor, fere subcomandante e comete suicídio

Por Alessandra Conceição

Uma terrível tragédia abalou Cotia, na Grande São Paulo, na manhã desta quarta-feira (7), quando um agente da Guarda Civil Municipal (GCM) cometeu um ato de violência, tirando a vida de um inspetor a tiros, ferindo um subcomandante e posteriormente se suicidando, tudo dentro de uma base da corporação.

Conforme relatos da Prefeitura de Cotia, o crime ocorreu após uma discussão relacionada à documentação necessária para a manutenção do porte de arma do agente de segurança.

“A discussão teria se iniciado devido à ausência de um certificado exigido para a renovação do porte de arma (conforme requisitos da Polícia Federal), e, consequentemente, ele estaria em serviço operacional. Os disparos foram efetuados com uma arma particular, que estava guardada em seu veículo pessoal”, declarou a prefeitura em comunicado.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) está investigando o caso, e a área do crime passará por perícia.

Segundo relatos adicionais da prefeitura, a discussão inicial ocorreu entre o guarda e o subcomandante, sendo que o inspetor teria tentado intervir para acalmar a situação, resultando em ambos sendo baleados pelo GCM.

O subcomandante, identificado como Luciano Stephano de Oliveira Leite, foi socorrido e permanecia hospitalizado na tarde desta quarta-feira. O nome do inspetor falecido não foi divulgado.

O prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), expressou sua solidariedade aos amigos e familiares, oferecendo apoio para esclarecer o ocorrido e fornecer assistência às famílias dos guardas.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando pensamentos suicidas, é fundamental buscar ajuda imediata. Aqui estão alguns recursos disponíveis:

  • Pronto-Socorro Psiquiátrico: Caso esteja pensando em tirar a própria vida, dirija-se a um hospital psiquiátrico com pronto-socorro.
  • Núcleo de Prevenção à Violência (NPV): Localizados em UBSs, esses núcleos oferecem apoio e resguardo às vítimas, em colaboração com diversas instituições.
  • Centro de Valorização da Vida (CVV): Voluntários oferecem apoio emocional 24 horas por dia pelo número 188, chat online, e-mail ou em postos de atendimento físico.

Além disso, o Instituto Vita Alere disponibiliza um “Mapa da Saúde Mental” com recursos públicos e gratuitos em todo o Brasil, incluindo serviços de acolhimento e orientações em saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *