Hemoal alerta para baixo estoque de sangue no carnaval e convida doadores
Por Alessandra Conceição
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) lançou um alerta nesta terça-feira (6) sobre o baixo estoque de sangue para o período de Carnaval, devido à maior demanda por conta de acidentes. Atualmente, o estoque conta com apenas 262 bolsas, metade do esperado, com 147 em Maceió e 115 em Arapiraca.
Os tipos sanguíneos mais necessitados são A+, B+, AB+, A- e O-. A assistente social do Hemoal Maceió, Natasha Souza, destacou a importância da doação de sangue, um gesto altruísta que pode salvar até quatro vidas em uma única doação, além de contribuir para a produção de medicamentos.
A supervisora do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes, ressaltou que os tipos sanguíneos mais críticos na região são A+, B+ e O-. Ela enfatizou a importância da solidariedade dos foliões em fazerem suas doações antes de aproveitar o Carnaval.
Quem pode doar? Pessoas entre 16 e 69 anos, pesando no mínimo 50 quilos, portando documento de identificação com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais e com documento de identificação original. Não podem doar aqueles que contraíram doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, gestantes, lactantes e aqueles que não respeitaram o intervalo necessário entre as doações.
As doações podem ser feitas nas unidades do Hemoal em Maceió e Arapiraca.