Julgamento de Daniel Alves por acusação de estupro tem início em Barcelona
Por Alessandra Conceição
O julgamento do jogador de futebol Dani Alves, acusado de estuprar uma mulher em uma boate em dezembro de 2022, teve início nesta segunda-feira (5), em Barcelona. O Ministério Público da Espanha pede nove anos de prisão para o atleta, e o processo deve se estender até quarta-feira.
Neste primeiro dia, a previsão inclui o depoimento da vítima, de sua amiga, e uma prima que estavam presentes na boate na ocasião. Testemunhas, como garçons e o porteiro da boate, também serão ouvidas. A defesa do ex-jogador e a acusação farão suas considerações.
Na terça-feira, está programado o depoimento de 22 testemunhas, incluindo Joana Sanz, modelo e ex-esposa de Daniel Alves, e outros amigos do jogador. O último dia do julgamento, quarta-feira, será destinado aos trâmites periciais, com relatórios e conclusões do caso apresentados por médicos forenses, legistas, e outros especialistas.
O tribunal de Barcelona decidiu permitir a presença da imprensa, com a exceção de não gravar os depoimentos da vítima e seus familiares. O veredicto final será elaborado pela juíza Isabel Delgado Pérez, enquanto Daniel Alves permanece em prisão preventiva até a decisão.
Relembrando o caso, Daniel Alves, preso desde janeiro de 2023, é acusado de abusar sexualmente de uma mulher na boate Sutton, em Barcelona. O jogador, que pediu a liberdade sob a alegação de não representar risco de fuga, enfrenta um processo judicial marcado por pedidos negados pela Justiça espanhola nos últimos meses.