Cuidados no Carnaval: riscos e perigos com a energia elétrica nos dias de folia
Com a proximidade do Carnaval e com o intuito de contribuir com a segurança dos alagoanos durante os dias de folia, a Equatorial Alagoas faz um alerta para os riscos e perigos com a energia elétrica devem ser levados em consideração pelos organizadores das festividades e pela população. A medida visa evitar acidentes envolvendo eletricidade ocorram, bem como a interrupção do fornecimento de energia.
Uma das principais recomendações do engenheiro eletricista da Equatorial Alagoas, Elger Reis, está relacionada aos materiais como serpentinas de papel ou metálicas, assim como jatos de espumas ou de água. Ele é responsável pelas operações de manutenção da rede elétrica da distribuidora e ressalta que o contato desses objetos com a rede elétrica jamais deve acontecer, seja dentro ou fora de casa, para evitar o risco de choque elétrico.
“As decorações e alegorias carnavalescas também merecem atenção e não devem ser fixadas em postes ou em redes elétricas, lembrando que apenas os profissionais habilitados da Distribuidora possuem preparo técnico para executar a atividade de risco e estão autorizados a realizar o manuseio da rede elétrica”, explica Reis.
Blocos de rua
Outra recomendação está relacionada aos blocos de rua. É preciso ter cuidado e observar a altura dos trios elétricos e carros alegóricos, para que não sejam maiores que a dos fios de energia, evitando assim o rompimento de cabos e acidentes. Também é necessário levar em consideração a altura das pessoas sobre os veículos em relação à fiação da rede elétrica e demais obstáculos para que a festa ocorra com segurança.
“É preciso ter cautela e agir de forma segura. Os foliões e os organizadores dos blocos devem ter cuidado para que os trios mantenham a distância considerável da fiação elétrica que deve ser de, no mínimo, dois metros dos fios, para evitar que as pessoas que estão em cima do veículo não sofram acidentes, que muitas vezes podem ser fatais”, complementa o executivo.
Elger lembra ainda, que nos casos de montagem de palco é importante também observar a existência de rede elétrica nas proximidades e tomar cuidado para não haver o contato.
Cuidados com a folia dentro de casa
O executivo também ressalta que: água e energia não combinam. Por isso, é preciso muita atenção ao utilizar equipamentos eletrônicos ligados na tomada próximo a piscinas. Para evitar choque elétrico, é importante que a pessoa não esteja molhada, já que a água é um grande condutor de eletricidade.
O uso do “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos também pede atenção. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar o filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo, se houver necessidade.
Confira outras dicas:
- Quando estiver no bloquinho e começar a chover, não se abrigue debaixo de árvores, pois elas podem atrair raios.
- Caso opte por viajar, lembre-se de retirar os equipamentos eletrônicos da tomada.
- Jamais toque em estruturas metálicas e cabos com o corpo molhado. O alerta também é válido para uso de geladeiras e freezers.
- Não aproximar “bastão de selfie” da rede elétrica;
- Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime;
- Evitar que balões (blimps) e placas de propaganda toquem na rede elétrica;
- É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões;
Como proceder em caso de acidentes?
- Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas;
- Jamais tocar em fios partidos;
- Acionar imediatamente a Equatorial Alagoas por meio da Central de Atendimento no 0800 082 0196.
Vale lembrar, que no momento da abertura do chamado é fundamental que o cliente tenha em mãos a conta contrato do imóvel que se encontra destacado em um retângulo de cor laranja, localizado no canto superior direito da conta de luz. É importante também que o cliente anote o número de protocolo gerado em todo atendimento, porque ele permite acompanhar as solicitações depois de registradas.