Criminosos de Minas presos no Rio por transportar drogas em caixões e carros funerários
Por Alessandra Conceição
No último domingo (4), a Polícia Civil prendeu três criminosos de Minas Gerais em Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O grupo é acusado de transportar drogas em carros funerários, caixões e até em cadáveres. Identificados como Alexsandro Lopes da Silva Junior (conhecido como Bocão), Simão Timóteo de Oliveira e Jamile Kesia Oliveira Rodrigues, os criminosos também são vinculados à organização criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV) e aliados ao Comando Vermelho (CV).
Os três eram responsáveis pela compra, venda e distribuição de drogas originárias do Rio de Janeiro. Além disso, eram considerados foragidos da Justiça e estavam envolvidos em diversos homicídios, estabelecendo toques de recolher em Comendador Valadares, Minas Gerais.
O delegado Ângelo Lages, da 12ªDP (Copacabana), explicou que a prisão foi possível após intensa cooperação entre a Polícia Civil do Rio e Minas Gerais. Eles foram monitorados ao saírem de uma comunidade no Rio em direção a Sepetiba, possibilitando a ação sem disparos de arma de fogo.
O trio já havia sido alvo da Operação Ataúde, realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) em setembro do ano passado. Na ocasião, nove pessoas foram presas, e 24 contas bancárias, bloqueadas.
As investigações revelaram que Simão Timóteo de Oliveira é considerado o número 02 na hierarquia da facção criminosa PCV. Ele possui histórico violento, com condenações por homicídio e tráfico de drogas. Jamile e Alexsandro, irmã e cunhado do líder da facção, eram os responsáveis por gerenciar e executar ordens, além de negociar drogas e lavar dinheiro da organização local.