Reunião em Alagoas aborda políticas públicas para moradores em situação de rua
Por Alessandra Conceição
O Ministério Público de Alagoas liderou uma reunião ampliada nesta quinta-feira (1º) com diversas entidades públicas para discutir políticas públicas direcionadas à população em situação de rua. O encontro teve como foco as dificuldades enfrentadas por essa parcela da população no acesso a serviços básicos. A promotora de Justiça Karla Padilha ressaltou a importância do diálogo e da abordagem multidisciplinar para buscar soluções conjuntas.
O coordenador do Movimento Nacional da População de Rua, Rafael Machado, destacou a necessidade de melhorias nos serviços oferecidos, especialmente no Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Drogas (CAPS AD) de Maceió. Ele apontou que o Conselho Municipal de Assistência Social deve desempenhar um papel mais ativo na gestão das políticas públicas para garantir dignidade e qualidade nos serviços prestados à população em situação de rua.
A reunião contou com a participação dos promotores de Justiça Flávio Costa, Jamyl Barbosa e Karla Padilha, membros de uma força-tarefa estabelecida em janeiro de 2024 pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, com o objetivo de investigar violência e crimes contra a população em situação de rua, assim como pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade.