Proprietário de fazenda autuado por furto de energia que abasteceria mais de 120 residências
Por Alessandra Conceição
Uma operação conjunta realizada nesta quinta-feira pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) e o 11º Batalhão da Polícia Militar, com apoio da Equatorial Alagoas, resultou na autuação do proprietário de uma fazenda de cultivo de mamão e mandioca, localizada na Zona Rural de Penedo, por furto de energia elétrica. Durante a ação denominada “Tocaia”, foi constatado que um funcionário da propriedade praticava um desvio para uma bomba de 75 CV diariamente.
A equipe técnica da Distribuidora verificou que o consumo irregular estimado era de aproximadamente 18.000 kWh/mês, quantidade suficiente para abastecer mais de 120 residências por um mês inteiro. O monitoramento da unidade já estava em andamento, o que facilitou a detecção dos indícios de irregularidade.
O proprietário da unidade consumidora e um funcionário foram encaminhados à delegacia para esclarecimentos durante a operação. A Equatorial Alagoas, desde que assumiu a concessão de energia no estado, tem intensificado as ações de combate às perdas em parceria com a secretaria de segurança, utilizando técnicas e ferramentas de inteligência, além de equipamentos de monitoramento remoto.
O furto de energia elétrica, conhecido como “gato”, é um crime previsto no Código Penal Brasileiro. A Equatorial Alagoas destaca a importância do combate e inibição dessas práticas para garantir a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos. As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente pela Central de Atendimento (0800 082 01 96) ou pelo site oficial da distribuidora, na aba “Quero denunciar uma fraude”.