Agricultores assistidos pela Carpil participam de visita técnica na Bahia à caminho do Show Rural

108 produtores rurais assistidos pela Carpil, de seis estados do Nordeste, partiram nesta quarta-feira, e percorrerão 8,4 mil quilômetros (ida e volta) em 13 dias para conhecer as novidades do Show Rural Coopavel 2024, agendado para os dias 5 a 9 de fevereiro em Cascavel, no Oeste do Paraná.

A Carpil fez sua primeira visita técnica à Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Frutas (Coopaita) em Itaberaba na Bahia, que mostrou os métodos que fez a empresa ganhar destaque e conquistar mercados com suas inovações tecnológicas no processamento e comercialização de frutas frescas e desidratadas.

Os participantes tiraram dúvidas e trocaram informações com o ex-presidente, Valdomiro Vicente, que ressaltou a força do cooperativismo e associativismo.

A Coopaíta trabalha com exportação para Portugal, por intermédio da junção de 10 cooperativas da Região e do Governo Estadual.

Intercooperaçao

A caravana segue em direção a Cascavel. Serão quatro dias de viagem para chegar ao parque tecnológico onde o evento acontece. A intenção dos líderes é que os produtores participem no dia 4 de fevereiro, às 11h, da missa de abertura do Show Rural, que terá 600 expositores e espera mais de 300 mil visitantes em cinco dias.

Luciano Monteiro e o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, são os personagens centrais da parceria iniciada há 24 anos. Nesses anos todos, cerca de mil produtores, filhos de agricultores, técnicos e autoridades estiveram em Cascavel para conhecer o Show Rural.

Para o pequeno, o médio e o também o grande produtor, a melhor alternativa é o cooperativismo devido a tudo o que oferece e representa. “É preciso levar isso para as escolas e envolver os jovens”, pontua Luciano Monteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *