Instituto Biota registra 50 desovas de tartarugas entre Jatiúca e Ipioca, destacando importância da conservação

Por Alessandra Conceição

 

A temporada de desovas de tartarugas no trecho das praias de Jatiúca a Ipioca, em Maceió, na temporada 2023/2024, já atingiu a marca de 50 ocorrências. Na última terça-feira (30), a equipe do Instituto Biota de Conservação testemunhou a desova de uma tartaruga pente na praia de Cruz das Almas.

Medindo 102 cm, a tartaruga escolheu uma área urbanizada para fazer seu ninho. Os populares que encontraram os ovos acionaram as equipes do Biota, que conseguiram chegar a tempo de marcar o animal com uma anilha metálica e número nacional de registro fornecido pelo Governo Federal.

O Instituto Biota enfatiza a importância da colaboração da população, solicitando que não removam as marcações feitas pelas equipes nas praias, garantindo assim a preservação dos ninhos e acompanhamento do nascimento dos filhotes, que ocorre aproximadamente 50 dias após a postura dos ovos.

Bruno Stefanis, coordenador do Biota, destaca a necessidade de sensibilização social e respeito pela presença desses animais nativos. Ele enfatiza que a marcação dos ninhos serve como uma medida educativa, permitindo que a população aprenda a conviver com essas espécies que desempenham um papel vital nos ecossistemas costeiros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *