Estudo sueco aponta que exercícios reduzem em 35% o risco de câncer de próstata
Por Alessandra Conceição
Um estudo realizado por médicos e especialistas em saúde coletiva na Suécia revelou que homens que praticam exercícios físicos podem reduzir em até 35% o risco de desenvolver câncer de próstata. Publicada no BJS Medicine nesta terça-feira (30), a pesquisa acompanhou cerca de 57 mil homens suecos entre 1982 e 2019, submetidos a testes de aptidão física em bicicleta ergométrica.
Os participantes, que realizavam atividades como musculação, corrida e ciclismo, tiveram seus desempenhos monitorados a cada cinco anos, e os exames de saúde foram acompanhados até 2020. Dos voluntários, 592 desenvolveram câncer de próstata, sendo que 46 deles faleceram em decorrência do tumor.
Os resultados indicaram que homens que mantiveram ou melhoraram seu condicionamento físico ao longo dos anos apresentaram menores riscos de desenvolver a doença em comparação com os sedentários. Aqueles que melhoraram o desempenho físico em 3% a cada ano reduziram o risco em 35%, enquanto os que perderam em média 3% ou mais de condicionamento físico anualmente tiveram chances 16% maiores de ter câncer de próstata.
A médica Kate Bolam, autora principal do estudo, destaca a importância potencial de melhorar a condição física como uma medida preventiva para os homens que desejam evitar o câncer de próstata.