Paciente sofre queimaduras graves após superaquecimento da maca durante cirurgia nasal

Por Alessandra Conceição

O auxiliar mecânico Jessé Aparecido Barbosa, de 36 anos, buscava alívio para um desvio de septo nasal em uma clínica particular de Sorriso, localizada a aproximadamente 420 km de Cuiabá (MT). Entretanto, o que era para ser uma cirurgia rotineira transformou-se em um pesadelo quando Jessé sofreu queimaduras de segundo grau nas nádegas e pernas devido ao superaquecimento da maca.

A cirurgia, agendada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através da Central de Vagas do Município, ocorreu em (20) de dezembro de 2023, via Consórcio Intermunicipal de Saúde. Jessé, que aguardava pela correção do desvio de septo desde 2021, foi surpreendido quando, minutos após entrar na sala de cirurgia, percebeu que a maca estava esquentando. Ao relatar a situação à enfermeira, recebeu a informação de que era algo normal.

Após ser sedado, Jessé despertou com a equipe médica informando sobre as queimaduras e as providências sendo tomadas. No entanto, as consequências são significativas, deixando-o com dores intensas e impossibilitado de trabalhar. Como comissionado, enfrenta dificuldades financeiras, tendo que vender bens para fazer frente às despesas.

Em busca de reparação pelos danos, Jessé recusou a oferta inicial da clínica, que propôs uma cirurgia plástica no nariz como forma de compensação. Posteriormente, o hospital interrompeu os cuidados com os ferimentos. A clínica, em nota, alegou “inconsistência mecânica no equipamento de controle da temperatura” que não teria sido identificada no painel de controle.

A Secretaria Municipal de Saúde, também se pronunciando por meio de nota, afirmou estar à disposição do paciente e de sua família, buscando medidas que possibilitem sua rápida recuperação. Jessé, por sua vez, planeja buscar seus direitos para que sejam responsabilizados pelos danos causados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *