Governo de Alagoas incentiva manifestações culturais com o edital prêmio carnaval 2024
Por Alessandra Conceição
O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), anunciou o lançamento do Edital Prêmio Carnaval 2024, publicado no Diário Oficial do Estado em (19) de janeiro. Este certame visa promover e reconhecer a produção cultural local, com destaque para os desfiles de blocos carnavalescos e escolas de samba.
A competição será dividida em duas etapas: a primeira, de Habilitação Jurídica, realizada pela Comissão de Análise de Projetos (CAP) da Secult, verificará a documentação dos candidatos; a segunda consistirá na Seleção das Propostas pela Comissão de Análise do Mérito e Seleção, composta por três membros especializados em cultura.
O Prêmio Carnaval 2024 tem como objetivos fomentar a circulação da produção cultural alagoana, reconhecer a qualificação profissional dos artistas locais e potencializar a imagem de Alagoas através de seus agentes culturais. A competição abrangerá 135 iniciativas, distribuídas entre blocos carnavalescos (125 prêmios) e escolas de samba (10 prêmios), com um investimento total de R$ 875.000.
“A realização do Edital Prêmio Carnaval 2024 reflete nosso compromisso em valorizar e apoiar a diversidade cultural presente nos blocos carnavalescos e escolas de samba alagoanos. Este investimento representa não apenas um estímulo financeiro, mas também um reconhecimento da importância dessas manifestações para a identidade cultural de Alagoas”, declarou Mellina Freitas, secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa.
Os proponentes podem se inscrever gratuitamente online, no Cadastro Único da Cultura Alagoana (CUCA), através do site www.cuca.al.gov.br, ou presencialmente na sede da Secult, até 29 de janeiro de 2024. A participação está sujeita a critérios como habilitação jurídica, residência no estado por pelo menos dois anos, e a não vinculação a práticas de desrespeito a diferentes grupos sociais. O resultado final será divulgado em 7 de fevereiro de 2024.