Aumento Alarmante: Alagoas notifica quase 2 mil casos de covid-19 em 2024; 1/3 confirmados
Por Alessandra Conceição
O início de 2024 trouxe preocupações para Alagoas, com dados do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS) revelando que, nos primeiros nove dias do ano, 635 casos de Covid-19 foram confirmados no estado. A média diária é de 70,5 testes positivos para o coronavírus.
Segundo o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), divulgado na última terça-feira (09), quase dois mil casos foram notificados, com mais de mil deles descartados após análise. Os casos confirmados representam 1/3 das suspeitas inicialmente registradas.
A Sesau identifica 561 pacientes ainda sob suspeita entre os dias (2) e (9) de janeiro. Um óbito foi confirmado, mas o município não foi divulgado, sendo referente a um ocorrido em 2023, registrado no último boletim.
Quanto aos casos em investigação, o CIEVS esclareceu que são contabilizados em referência às notificações dos 20 dias anteriores à publicação do boletim, resultando em mais de 500 casos aguardando resultados.
Os pacientes com síndrome gripal predominam na faixa etária de 20 a 59 anos, representando 75,7% dos casos. Já os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) afetam principalmente os idosos, totalizando 44%. No geral, 80% dos casos de SRAG estão hospitalizados, e 20% permanecem em isolamento domiciliar.
A cidade de Arapiraca lidera em incidência, com 274 casos confirmados, seguida por Maceió com 131. Maceió também lidera em casos em investigação.
O Grupo Técnico-Científico da Secretaria de Estado da Saúde realizou uma reunião em 3 de janeiro para avaliar a situação epidemiológica da Covid-19 no estado, discutindo o aumento de casos em dezembro. O infectologista Renee Oliveira reforçou que o quadro está sendo monitorado pela gestão estadual e não representa uma situação grave.