Justiça alagoana garante registro civil a quase 5 mil pessoas em 2023: Campanhas sociais tornam cidadania uma realidade
Por Alessandra Conceição
A Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) alcançou um marco significativo ao beneficiar 4.893 pessoas com registros civis em 2023. As campanhas “Registro Para Todos” e “Registre-se!” realizadas em Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo tiveram como objetivo principal erradicar o sub-registro no estado, proporcionando cidadania à população socialmente vulnerável.
Estas iniciativas, lideradas pela CGJAL em parceria com órgãos como Receita Federal, Instituto de Identificação e serventias extrajudiciais, resultaram na emissão de 1.873 registros civis, incluindo certidões de nascimento, casamento e óbito, além de documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho e serviços de saúde.
A campanha nacional “Registre-se!”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em maio, beneficiou 1.991 pessoas em Maceió e Arapiraca, gerando 775 registros civis e oferecendo acesso a documentos essenciais.
A iniciativa “Registro Para Todos”, idealizada pelo Corregedor-Geral, Des. Domingos Neto, realizou duas edições em Delmiro Gouveia e Penedo, beneficiando 2.902 pessoas. Com um aumento de 41% em relação ao “Registre-se!”, a campanha emitiu 1.098 certidões, incluindo segundas vias de documentos, como CPF e carteiras de identidade e de trabalho.