Sine Maceió facilita inserção no mercado de trabalho com mais de 5 mil vagas intermediadas
Por Alessandra Conceição
A Prefeitura de Maceió, por meio do Sine Maceió, alcançou a marca de 5.032 vagas de emprego intermediadas ao longo do ano, impulsionando a geração de emprego e renda na capital alagoana. Além disso, o serviço cadastrou 23.260 currículos, consolidando-se como o maior banco de currículos do estado.
As iniciativas de desburocratização na abertura de novos empreendimentos fortaleceram a confiança das empresas e do público no Sine Maceió. O novo sistema online de cadastro de currículos, lançado em março, substituiu o uso de e-mails, melhorando a acessibilidade e a segurança dos dados dos candidatos. A modernização agilizou os processos de envio e triagem de currículos, proporcionando maior assertividade no direcionamento aos empregadores.
Para garantir inclusão, autonomia e geração de renda, o Sine Maceió reserva vagas específicas para Pessoas com Deficiência. Além disso, o programa Qualifica Maceió, com quatro turmas já formadas, combina qualificação profissional e direcionamento ao mercado de trabalho.
A inovação também chegou com o programa Emprega Maceió, que leva serviços de empregabilidade de forma itinerante para bairros com altos índices de desemprego. Mais de 2500 pessoas foram atendidas em cinco edições, além de dois mutirões de emprego.
Durante a Feira e Exposição Alagoana de Supermercados (FESUPER), o Sine fechou parcerias com 90% das empresas expositoras, dobrando a quantidade de empresas cadastradas e abrindo mais de 250 vagas. Empreendedores do Shopping Popular e do Centro de Maceió participaram de cursos para impulsionar as vendas online.
Destacando-se como a primeira do Nordeste, Maceió reserva 10% das vagas disponíveis no mercado de trabalho para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar. Nycholas Pires, diretor do Sine, ressalta que as ações impulsionam a economia e proporcionam mais dignidade aos maceioenses, contribuindo para a geração de empregos na capital.