Samu de Alagoas completa 20 anos com mais de meio milhão de vidas salvas
Por Alessandra Conceição
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas celebrou 20 anos de existência no último dia (16), registrando o resgate efetivo de 522.526 pessoas ao longo desse período. Implementado em 2003, durante a gestão do então governador Ronaldo Lessa, o Samu opera com 35 bases descentralizadas, garantindo assistência pré-hospitalar móvel a cada 30 quilômetros em todo o território alagoano.
O serviço conta com duas centrais estratégicas, uma em Maceió, responsável por atender 16 municípios, incluindo a Região Metropolitana, e outra em Arapiraca, com 19 bases descentralizadas atendendo ao oeste do Estado, abrangendo as regiões Agreste e Sertão. Com um total de 59 ambulâncias e veículos adicionais para agilizar os atendimentos, o Samu de Alagoas é equipado para cobrir toda a demanda.
Destaca-se ainda o Serviço Aeromédico, implantado em 2010, que dispõe de um helicóptero para atendimentos exclusivos de transporte de pacientes graves entre hospitais estaduais e interestaduais. O Samu de Alagoas, ao longo de sua história, foi fundamental para salvar vidas, contando com uma equipe dedicada de profissionais.
O primeiro coordenador geral do Samu, Ernann Tenório de Albuquerque Filho, relembra os primeiros dias do serviço, iniciado como Central de Regulação de Leitos, e destaca o esforço e dedicação da equipe para desenvolver o serviço ao longo dos anos.